quinta-feira, 9 de junho de 2016

O QUE SABER SOBRE OS MEDICAMENTOS?



ü  Medicamentos são produtos farmacêuticos produzidos com rigoroso controle técnico e que auxiliam na prevenção, no diagnóstico e no tratamento das doenças.

ü  Os medicamentos podem ter tarja vermelha e vendidos com receita médica que fica retida na farmácia; com tarja preta que além da prescrição, a receita é preenchida em um formulário especial e apresenta o alerta “Pode causar dependência física ou psíquica”;  ou serem vendidos livres de  receita médica nos balcões das farmácias.
Nunca tome medicamentos vencidos, mesmo que há pouco tempo pois sua ação pode estar modificada e prejudicar sua saúde.
Fique atento ao prazo de validade descrito na embalagem.

ü  Respeite os horários de tomada de cada medicamento.
Não cumprir os horários  pode afetar o tratamento.

ü  O medicamento deve ser ingerido SEMPRE com um
copo cheio de água (200 ml). NUNCA com bebidas
alcoólicas, chás, leite ou antiácidos, pois o efeito pode ficar alterado. Se apresentar dor no estomago ou  tiver dúvidas sobre a ingestão de alimentos, procure o médico ou farmacêutico. Leia a bula!

ü  Nem todos medicamentos podem ser divididos, triturados, partidos ou mastigados, pois sua absorção pode ficar alterada e a ação prejudicada. Exemplo:  drágeas, cápsulas, medicamentos de ação lenta (Retard, Long).

ü  Não abra cápsulas! Elas devem ser ingeridas como os comprimidos.

ü  Não troque o conta gotas que vem no frasco do medicamento por outro, pois pode alterar a quantidade da substância ingerida com efeitos prejudiciais.
ü  Não PARE DE TOMAR o seu medicamento porque você se sente melhor, em algumas doenças crônicas os medicamentos são usados por toda vida.
ü  Se esquecer o horário do medicamento: se você toma um medicamento apenas uma vez ao dia, tome assim que lembrar. Caso você tome o mesmo medicamento mais de uma vez ao dia, tome apenas no próximo horário. NUNCA tome duas doses seguidas!
ü  As pomadas e cremes não devem ser aplicadas nos olhos ou na boca. Não encoste o frasco de colírio ou pomada oftálmica nos olhos, nem a bisnaga de pomada ou creme nas lesões, pois contamina o medicamento.
ü  Não coloque a sobra do medicamento de volta no frasco, pode haver contaminação!
ü  Se sentir algum sintoma diferente durante o uso do seu medicamento, procure um MÉDICO ou um FARMACÊUTICO!

Fonte

Medicamentos de referência, genéricos e similares. Disponível em: http://www.infoescola.com/medicina/medicamentos-de-referencia-genericos-e-similares/. Acesso em 03 de junho de 2016.
Dra Diva Leonor Monteiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário