quinta-feira, 9 de junho de 2016

O vírus Zica: Conhecendo a nova doença


O que é o Zica vírus?
Conhecido cientificamente como ZIKV, esse vírus pertence à família flaviviridae e gênero flavivirus, identificado pela primeira vez na África em 1947, na floresta Zica da República de Uganda, originário do macaco-reso e permanecendo restrito a pequenas áreas nesse continente. Na Copa do Mundo de 2015 surgiram relatos que tal vírus teria chegado ao Brasil. Em maio de 2015 foram registrados os primeiros casos pelo Ministério da Saúde.

Como é a transmissão do Zica vírus?
A transmissão é feita através da picada do mosquito Aedes aegypti que está infectado com o vírus zica, por meio de relações sexuais, no contato sanguíneo, pelo leite materno e liquido amniótico (liquido que envolve a criança no útero grávido). O zica vírus não é contagioso entre pessoas.

Os sintomas da febre pelo zica vírus ocorre quanto tempo depois da picada do mosquito?
Entre 3 a 12 dias.

Quais são os sintomas do zica vírus?
Na maioria dos casos, cerca de 80%, não ocorrem sintomas aparentes. Quando presentes, eles são brandos como as dores de cabeça, dores pelo corpo e nas articulações, conjuntivite, coceira, sensibilidade á luz (fotofobia) e aparecimento de manchas avermelhadas na pele. A evolução é benigna e desaparece entre três e sete dias. A dor nas juntas pode permanecer até trinta dias.
Como é feito o diagnóstico da febre por Zica vírus?
Como os sintomas são muito semelhantes aos de outras viroses como os da dengue e febre Chikungunya, o diagnóstico só pode ser confirmado através de exames laboratoriais.
Como o médico trata a febre ocasionada pelo zica vírus?
Não há medicações para combater a infecção pelo vírus zica, a doença é autolimitada e têm cura espontânea em poucos dias. O tratamento apenas alivia os sintomas e inclui o repouso, a hidratação com água ou soro fisiológico em ambiente hospitalar, analgésicos, anti-inflamatórios e antitérmicos. O cuidado é que os medicamentos não tenham ácido salicílico em virtude da semelhança que os sintomas iniciais possam ter com a dengue.
Como podemos prevenir a infecção pelo zica vírus?
Deve ser combatido o mosquito transmissor da doença, o Aedes aegypti, eliminando ou protegendo locais que possam acumular água e diminuindo a exposição ao mosquito:
- Tampar caixas e tonéis de água mantendo a tampa bem adaptada;  
- Nunca deixar água nos pratinhos dos vasos de plantas após a rega ou chuva;
- As garrafas e outros recipientes devem ficar de cabeça para baixo nos quintais ou depósitos descobertos;
- Não acumular os pneus velhos em áreas descobertas;
- Cuidar para que a água da chuva não acumule em recipientes nos quintais ou jardins,
- Verificar os ralos e calhas entupidos, que levam ao acúmulo de água no piso ou laje das casas;
- Usar repelentes;
- Usar roupas que protegem o corpo, braços e pernas e sapatos fechados evitando as sandálias.
Especialmente para as gestantes:
- Consultas de pré-natal e exames necessários indicados pelo médico;
- Não usar bebida alcoólica e ou drogas;
- Nunca utilizar medicamentos, principalmente controlados (antidepressivos, anticonvulsivantes e ansiolíticos) sem a orientação médica;
- Evitar contatos com pessoas com febre, manchas pelo corpo ou infecções;
- Se ocorrer qualquer alteração clínica na grávida, principalmente até o 4º mês de gestação, o médico deve ser avisado imediatamente;
- Adotar as medidas já descritas em relação ao domicílio eliminando os criadouros dos mosquitos;
- Manter portas e janelas fechadas ou utilizar redes de proteção,
- Usar calça comprida e camisa de manga longa e utilizar repelentes indicados para gestantes pelo médico.

Quais as complicações da febre pelo Zica vírus?
As complicações são a Síndrome de Guillain-Barré e a Microcefalia em bebes de mães infectadas.
A Síndrome de Guillain-Barré é uma doença antiga consequente à infecção por alguns vírus como o da gripe, diarréia, sarampo, chikungunya e zica. Isso ocorre porque o sistema de defesa da pessoa infectada (sistema imunológico) ao atacar o vírus, provoca danos nos nervos que compõem o sistema nervoso periférico. Cerca de 40 dias após a infecção viral iniciam formigamentos nas pernas e perda dos movimentos, inicialmente os pés ficam “bobos” sem firmeza e a pessoa começa a sofrer quedas, a seguir as pernas apresentam dificuldades de movimentação até a paralisia, que pode ser leve ou muito grave.  Em alguns casos essa paralisia acomete os braços e os músculos do tórax prejudicando a respiração, havendo necessidade de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva com dependência de respirador.
A Microcefalia é uma má formação que se dá no útero da mãe que ficou exposta a alguns agentes como radiação, substâncias químicas e biológicas e certos vírus como o zica. O cérebro não se desenvolve de maneira normal e o crânio é menor do que 32 cm. A criança pode apresentar retardo mental, alteração da função cerebral e problemas na audição, na visão, convulsões e dificuldade de engolir.
Fontes:
Entenda o que é Síndrome de Guillain-Barre. Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-02/entenda-o-que-e-sindrome-de-guillain-barre>. Acesso em 08 de junho de 2016.
Vírus Zica: perguntas e respostas. Disponível em: <http://portal.fiocruz.br/pt-br/qual-e-diferenca-entre-os-sintomas-de-virus-zika-dengue-e-febre-chikungunya>. Acesso em 06 de junho de 2016.

Zica, efeito da doença na gestação pode ir além da microcefalia em bebes.  Disponível em: <http://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2016-05/zika-efeitos-da-doenca-na-gestacao-podem-ir-alem-da-microcefalia-em-bebes>. Acesso em: 08 de junho de 2016.

Dra Diva Leonor Monteiro





Nenhum comentário:

Postar um comentário